Trata-se de um projeto da Rede de Bibliotecas do Município de Madrid que é um êxito desde que foi lançado em abril de 2017 na Biblioteca Pública Municipal de Portazgo.
A iniciativa nasce para incentivar os adolescentes a ler e se aproximar das bibliotecas.
Nove meninas e meninos entre 13 e 15 anos do distrito de Puente de Vallecas se converteram nas novas estrelas do YouTube em seu bairro graças ao passatempo pela leitura; é o que esses jovens participam em um projeto pioneiro da Rede de Bibliotecas do Município denominado “Bibliotubers” que é um êxito desde que foi lançada em abril de 2017 na Biblioteca Pública Municipal de Portazgo, cidade de Puente de Vallecas, Espanha.
Diana Mangas, chefe de divisão do centro de Vallecas é a criadora dessa atividade, diz que se propôs com o objetivo de atrair o público adolescente que pela idade deixava de vir com seus pais e se perdia como leitor nas bibliotecas. E o que surgiu como um projeto novo, hoje é uma referência de ação cultural e se consolidou.
A iniciativa nasce para incentivar os adolescentes a fazer parte de um clube de leitura especial, já que os participantes se converteram em youtubers da Rede de Bibliotecas, e protagonizam vídeos que realizam uma pequena sinopse e crítica da leitura que trabalham para recomendar ao público de sua idade.
Lucía, Amor, Alicia, Jianing, Mª Almudena, Raúl, Alberto, María e Youssef são os membros desse clube original que já tem lista de espera para participar. Os objetivos que se pretende alcançar são principalmente fomentar a leitura e o hábito de incentivar à vinda na biblioteca, e melhorar sua expressão escrita e verbal, perdendo o medo de se apresentarem oralmente. Ademais, o clube aumenta a autoestima de seus participantes, ao comprovar como o canal cresce em visitas e comentários. Consegue também potencializar o trabalho em grupo, aprender a realizar una resenha literária e fomentar o uso das novas tecnologias.
A dinâmica de trabalho consiste em encontros de uma hora e meia às sextas feiras, nos quais conversam sobre o que tem lido durante a semana, leem em grupo, assistem a outros booktubers que tenham realizado críticas do mesmo livro, e vão elaborando um cartaz com biografia do autor, desenhos, personagens principais, frases que mais tenha gostado etc. O resultado de todas essas atividades são expostas na biblioteca.
Uma vez que tenham lido o livro, preparam a criação do vídeo diferenciando os personagens, o que acharam da história, o que mais e menos gostaram, e outros detalhes da obra para realizar posteriormente a gravação. Eles sobem os vídeos no canal de Youtube da Rede de Bibliotecas do Município. Já possuem um clipe de apresentação do canal, um vídeo especial que contam os livros favoritos dos participantes e o resto são resenhas de livros que lêem em seu clube. Colabora ativamente com eles, de forma desinteressada, a empresa audiovisual “Los Interrogantes”, facilitando as gravações e ferramentas para a edição posteriormente à gravação.
Se quiserem conhecer o trabalho desses autênticos youtubers, e ainda compartilhar essa interessante iniciativa, acessem: BiblioTubers da Red de Bibliotecas Públicas del Ayuntamiento de Madrid, com legenda traduzida ao português).
Autoria: Redação Cibeles.
Tradutora: Tatiani Meneghini
Deixe um comentário